Sou o Keniston de Jesus Rêgo Braga, atualmente deputado federal pelo MDB.
Em 2022, ao lado de uma turma grande e unida, formada pelos amigos que fiz ao longo dos anos, topei o desafio de lutar por uma vaga na Câmara Federal. Nossa luta foi abençoada por Deus, caiu nas graças do povo do Pará e obtive 126.027 votos.
Por conta de meu envolvimento nas discussões referentes à mineração e ao desenvolvimento sustentável, fui indicado pelo MDB para ser membro titular da Comissão de Minas e Energia – CME e da Comissão de Turismo – CTUR, na Câmara Federal.
Sou Diretor de Relações Institucionais da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, que combate o garimpo ilegal e vê a mineração como força motriz para a transição energética.
Estou na luta para garantir a rastreabilidade do ouro brasileiro e o fortalecimento e reaparelhamento da Agência Nacional de Mineração, para melhorar a arrecadação e a fiscalização da produção mineral.
Olhando um pouco para trás, te digo que nasci neste “país que se chama Pará”, no dia 2 de junho de 1967, em Abaetetuba, pertinho da praia de Beja, às margens do rio Pará, um paraíso de água doce, que todo paraense precisa visitar pelo menos uma vez na vida!
A criação foi rigorosa, simples, mas cheia de carinho por parte da dona Aldenora e do seu Raimundo, meus pais. As lições que recebi deles me acompanham até hoje: fazer sempre o meu melhor; ser leal aos amigos; confiar na vontade Deus; nunca desistir dos sonhos.
Sou devoto de Nossa Senhora de Nazaré e entendo que todos os caminhos do bem nos levam a Deus.
Se tem açaí e peixe frito, tem alegria na mesa.
Se tem jogo no Mangueirão, que me desculpem os rivais, sou mais o Leão Azul; e se a peleja é no Maraca, fico junto com “a favela”, sou Mengão sempre!
Como a vida é cheia de desafios, enfrentei vários: mudar muito jovem para Belém, entrar aos 18 anos na faculdade de Ciências Contábeis, buscar trabalhar bem jovem, porque Deus nos faz todos lindos, mas nem sempre ricos.
Morei no Amapá e lá comecei a viver a maior e mais linda aventura de toda a minha vida: construir a família ao lado de dona Heliayne Maria Serra Coutinho Braga, a Lica, que conheci em Macapá. Deu tão certo que somos casados desde 30 de abril de 1994 (e ai de mim que esqueça a data!). Parceria, teu nome é Lica!
Sou pai do Francisco, fruto de uma relação anterior e, junto com Lica, recebi de Deus outras três grandes bênçãos ao longo dos anos: Thamiris, Thales e Júlia.
Em 2005, cheguei em Parauapebas e logo senti como se aqui sempre tivesse sido o meu lugar. Fui assessor no Gabinete do Prefeito e na Secretaria de Obras do Município. Assumi, ainda, o Departamento de Arrecadação Municipal, fui Secretário de Fazenda e estive à frente da Segov.
Minha maior motivação é acreditar no crescimento de toda a nossa região, tendo por base a Educação, a Diversificação da Matriz Econômica e a Proteção Ambiental.
Na Câmara Federal, venho defendendo, de forma aguerrida, um amplo processo de Integração Regional para impulsionar nosso crescimento e transformar nossas riquezas em desenvolvimento econômico e social.